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Ação de Formação
 

Curso de Formação - PERCURSO(S) NAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: 1.º CICLO DE CONFERÊNCIAS




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Palácio Sacadura Botte - Coimbra

Início a 18 de novembro de 2017


 


AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO - A aprendizagem das células: biologia reprodutiva e células estaminais




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI até às 12h00 do dia 16 Nov. 2017

Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra

20 e 22 de Novembro, das 18h às 20h


 


Ação de curta duração - MANUEL ANTÓNIO PINA – Pensar de Pernas para o Ar




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Coimbra

11 e 18 de novembro de 2017


 


PLANO DE FORMAÇÃO DO NOVA ÁGORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 

 
08-1 - Curso de Formação “40 Anos do poder local democrático” – políticas educativas municipais

Nº ACREDITAÇÃO:

Formadores
 
David Justino
Joaquim Romero Magalhães
João Maria André
e outros
 
Local de Realização
  Centro de Estudos em História Local e Regionais (CEHLR) - Penela
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  1 de julho (sexta) – 9-13h (4 horas) e 15-18h (3 horas)
2 de julho (sábado) – 9-13h (4 horas ) e 15-19h (4 horas)
 
Modalidade
  Curso de Formação
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
 
Objetivos
  1. Aprofundar o conhecimento sobre as transformações económicas, sociais e culturais que decorreram em Portugal nos últimos 40 anos, nomeadamente as promovidas pelas autarquias.
2. Debater e conhecer as virtualidades da cooperação entre escolas e autarquias.
3. Conhecer as potencialidades de utilização para efeitos educativos dos equipamentos municipais.
4. Conhecer experiências de atividades extracurriculares desenvolvidas no âmbito de bibliotecas, museus e arquivos municipais.
5. Desenvolver conhecimentos e competências para a construção de propostas pedagógico-didáticas criativas e inovadoras de exploração dos equipamentos municipais.
 
Conteúdos
  Receção aos professores da ação de formação (apresentação, metodologia e objetivos) e Sessão de abertura do Colóquio (2 horas)

1. Conferências (2 horas)
- Joaquim Romero Magalhães, O poder municipal e a democracia: das origens ao presente.
- Manuel Porto, “As experiências de descentralização”
- Maria Manuela Tavares Ribeiro, “O poder local e a Europa”.

2. Conferências (2 horas)
- David Justino , "Descentralização em Educação: do insucesso liberal e republicano à incógnita democrática”
- João Maria André, "Política cultural e municípios: sujeitos, modelos, tensões e objetivos"
- Maria Matilde Lavouras, “Financiamento das Políticas Culturais Autárquicas”.

3. Visita guiada à Biblioteca Municipal de Penela (1 hora)

4. Workshops (4 horas)
- Bibliotecas municipais e projetos educativos
Margarida Teodora (Biblioteca Municipal de Torres Novas), Ana Rita Leitão (Biblioteca Municipal de Vila de Rei) e Cristina Ventura (Biblioteca Municipal da Pampilhosa).
- Autarquias e associações socioculturais
José Bernardo (Câmara municipal da Figueira da Foz), Mário João Gomes (Câmara municipal de Soure), Rita Fernandes (Câmara municipal de Coimbra).

5. Workshops (2 horas)
- Dinamização cultural e educativa de arquivos municipais, museus, casas-museu e centros de interpretação.
Dina de Sousa (Casa Museu Miguel Torga), Ana Carvalho (Arquivo municipal de Ourém), Mário Duarte (Câmara municipal de Penela).

6. Visita guiada ao CISED (1 hora)

Encerramento da ação de formação – avaliação da Ação e orientações para o trabalho final (1 hora)
 
Metodologia
  A Ação será constituído por conferências, workshops (painéis) e uma visita estudo.
 
Creditação
  0,5 créditos
 
Observações
  O Curso de Formação articula-se com o V ENCONTROS DO CEHLR-DAS, organizado com o Centro de Estudos em História Local e Regionais (CEHLR), numa parceria com a Câmara Municipal de Penela, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a família do Professor Salvador Dias Arnaut.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 6 a 24 de junho de 2016
PRIORIDADES DE SELEÇÃO: 1ª Docentes a lecionar no concelho de Penela, por ordem de inscrição; 2ª Docentes a lecionar em escolas associadas do Nova Ágora - CFAE, por ordem de inscrição; 3.ª Outros docentes, por ordem de inscrição.

OBSERVAÇÕES:
1 - N.º máximo de formandos a selecionar: 30
2 - Só serão consideradas válidas as inscrições no âmbito das prioridades de seleção definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEÇÃO)
3 - A inscrição on line é uma pré-inscrição a qual só é validada com a confirmação dos dados nos serviços administrativos da escola do docente/não docente e com a aceitação da ficha de inscrição pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleção, no prazo indicado, na página do CFAE. Os inscritos não selecionados não serão contactados.
5 - Em caso de número insuficiente de inscrições, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formação;
6 - A calendarização pode vir a sofrer alterações;
7 - A inscrição na formação pressupõe a aceitação de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formação, será prioritariamente notificado(a) através de correio eletrónico.
 
Avaliação
  • Classificação na escala de 1 a 10, conforme indicado na Carta Circular CCPFC – 3/2007 – Setembro 2007, com a menção qualitativa de:
1 a 4,9 valores – Insuficiente;
5 a 6,4 valores – Regular;
6,5 a 7,9 valores – Bom;
8 a 8,9 valores – Muito Bom;
9 a 10 valores - Excelente.

• Parâmetros e respetiva ponderação
Participação (assiduidade e pontualidade; interesse e intervenções nas atividades propostas e debates) – (25 %)
Trabalho escrito (75%), optando o formando por um dos seguintes formatos:
A - Produção e apresentação de trabalho individual temático constituído por uma síntese de uma conferência ou workshop (3 páginas), evidenciando a aplicação pedagógica da sua temática nos conteúdos programáticos a lecionar ou em atividade a desenvolver na escola

B - Produção e apresentação de um relatório da visita de estudo (3 páginas), evidenciando a aplicação pedagógica da sua temática nos conteúdos programáticos a lecionar ou em atividade a desenvolver na escola
 
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