Área Pública
»

Página Inicial

Comissão Pedagógica
Escolas Associadas e Entidades Parceiras
Estutura do Centro
Formulários
Inquéritos
Publicações e Recursos
Legislação
Centros de Formação
Contactos do Nova Ágora

Ação de Formação
 

XI Fórum da Educação - “Plano Educativo Estratégico Municipal, um caminho para o sucesso escolar




DESTINATÁRIOS: docentes a lecionar nas escolas de Penela

Os docentes interessados em inscrever-se na AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO deve preencher o formulário on line AQUI

Auditório Municipal de Penela

8 de setembro de 2017, 9h30-13h30


 


PLANO DE FORMAÇÃO DO NOVA ÁGORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 



Revista NOVA ÁGORA nº 5




PODE LER A EDIÇÃO DIGITAL AQUI

Inclui Dossier Temático: Os perfis dos alunos hoje: a escola, a família e o contexto social

CONSULTE O ÍNDICE em pdf


 


REGULAMENTO INTERNO DO NOVA ÁGORA - CFAE






Consulte a SECÇÃO III – Procedimentos



 

 
87-1 - WORKSHOP Suicídio e comportamentos autolesivos

Nº ACREDITAÇÃO:

Formadores
 



 
Local de Realização
  Coimbra - Escola Secundária D.Duarte
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  6 julho (quarta-feira), das 14h30 às 17h30
 
Modalidade
  Ação de curta duração
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL NÃO DOCENTE: Psicólogos escolares das escolas e agrupamentos de escolas associados dos CFAE do distrito de Coimbra
 
Objetivos
  Cf. Conteúdos


* Carlos Braz Saraiva, licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra e Especialista em Psiquiatria desde 1984, é actualmente Professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Chefe de Serviço de Psiquiatria nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em 1998 com a Dissertação “Para-Suicídio – Contributo para uma Compreensão Clínica dos Comportamentos Suicidários Recorrentes”. Fundou e coordena a Consulta de Prevenção do Suicídio desde 1992, área na qual tem colaborado e coordenado em muitos outros projetos, no ensino superior, na sociedade civil, na Ordem dos Médicos e em outros organismos oficiais nacionais e internacionais.
As suas principais áreas de interesse, para além da suicidologia, são as doenças do humor, os distúrbios da personalidade e do impulso, a psiquiatria forense e o psicodrama.
Para além de centenas de comunicações orais e posters, tem mais de 100 trabalhos publicados em Portugal e no estrangeiro. É autor dos livros “Para-Suicídio” (Quarteto, 1999), “Estudos sobre o Para-Suicídio – O que Leva os Jovens a Espreitar a Morte” (EA, 2006). É ainda autor ou co-autor de vários capítulos de livros científicos bem como co-autor de um CD-Rom sobre “Depressão e Suicídio” (2000). Em 2006 foi co-editor da obra “Comportamentos Suicidários em Portugal” (Ed. Sociedade Portuguesa de Suicidologia). Mais recentemente, escreveu em co-autoria "Depressão e Suicídio" (2014), "Suicídio e Comportamentos Autolesivos" (2014) e "Psiquiatria Fundamental" (2015). N
o âmbito literário, para além de artigos de opinião, poemas e contos dispersos, publicou “Turbulências” (Audimprensa, 1995) e “Janela de Almas” (Quarteto, 2000).
 
Conteúdos
  WORKSHOP - Suicídio e comportamentos autolesivos:

- conceitos
- sinais de alarme
- o que fazer
 
Metodologia
  Comunicação e debate.
 
Creditação
  Não aplicável.
 
Observações
  Esta Ação é uma parceria entre os CFAE dos distrito de Coimbra (CFAE Beira Mar, CFAE Coimbra Interior, CFAE Minerva e Nova Ágora - CFAE)

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 16 de Junho a 1 de julho de 2016

PRIORIDADES DE SELEÇÃO: 1.º Psicólogos escolares das escolas e agrupamentos de escolas associados dos CFAE do distrito de Coimbra, por ordem de inscrição; 2.ª Outros psicólogos, por ordem de inscrição.

OBSERVAÇÕES:
1 - N.º máximo de formandos a selecionar: 25
2 - Só serão consideradas válidas as inscrições no âmbito das prioridades de seleção definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEÇÃO)
3 - A inscrição on line é uma pré-inscrição a qual só é validada com a confirmação dos dados nos serviços administrativos da escola do docente/não docente e com a aceitação da ficha de inscrição pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleção, no prazo indicado, na página do CFAE. Os inscritos não selecionados não serão contactados.
5 - Em caso de número insuficiente de inscrições, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formação;
6 - A calendarização pode vir a sofrer alterações;
7 - A inscrição na formação pressupõe a aceitação de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formação, será prioritariamente notificado(a) através de correio eletrónico.
 
Avaliação
  Da sessão, por parte do Formador e dos formandos.
 
Avançar