Área Pública
»

Página Inicial

Comissão Pedagógica
Escolas Associadas e Entidades Parceiras
Estutura do Centro
Formulários
Inquéritos
Publicações e Recursos
Legislação
Centros de Formação
Contactos do Nova Ágora

Ação de Formação
 

XI Fórum da Educação - “Plano Educativo Estratégico Municipal, um caminho para o sucesso escolar




DESTINATÁRIOS: docentes a lecionar nas escolas de Penela

Os docentes interessados em inscrever-se na AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO deve preencher o formulário on line AQUI

Auditório Municipal de Penela

8 de setembro de 2017, 9h30-13h30


 


PLANO DE FORMAÇÃO DO NOVA ÁGORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 



Revista NOVA ÁGORA nº 5




PODE LER A EDIÇÃO DIGITAL AQUI

Inclui Dossier Temático: Os perfis dos alunos hoje: a escola, a família e o contexto social

CONSULTE O ÍNDICE em pdf


 


REGULAMENTO INTERNO DO NOVA ÁGORA - CFAE






Consulte a SECÇÃO III – Procedimentos



 

 
ACD41-1 - Ensino e Aprendizagem de Português Língua Não Materna

Nº ACREDITAÇÃO:

Formadores
 
Madalena Relvão


 
Local de Realização
  Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova/Escola Básica N.º 2 (auditório)
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:3
 
Calendarização
  23 de novembro, das 15h00 às 18h00
 
Modalidade
  Ação de curta duração
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 220, 300
 
Objetivos
  Dado o aumento do número de alunos oriundos de países estrangeiros que frequentam os diferentes estabelecimentos do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, e que se prende com a mobilidade de pessoas que caracteriza a escola multicultural da atualidade, o respetivo Plano de Formação identifica a necessidade de atualização da formação dos docentes, no que respeita a metodologias e técnicas de lecionação da língua e da cultura portuguesas a alunos de expressão estrangeira e sem referências histórico-culturais do país de residência, uma vez que o enquadramento legal referente aos residentes estrangeiros em Portugal prevê a aprendizagem de Português como língua segunda, ao longo da frequência escolar.
 
Conteúdos
  • Competências de receção e de produção (2 horas):
- perspetiva sociopsicolinguística
- registo corrente e familiar do discurso oral
- contacto com a cultura portuguesa (repositório popular e cânone literário elementar)
- funcionamento da língua

• Avaliação de Competências (1 hora):
- modalidades, instrumentos, registos, critérios e classificação
 
Metodologia
  Abordagem teórico prática, recorrendo a materiais a disponibilizar
 
Creditação
  Não aplicável.
A Ação reúne as condições para ser reconhecida como Ação de Curta Duração, de 3 horas, nos termos do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio.
 
Observações
  A Ação é uma iniciativa no âmbito do Plano de Formação do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 10 a 18 de novembro de 2016

PRIORIDADES DE SELEÇÃO: 1ª Docentes do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, por ordem de inscrição; 2ª Outros docentes de escolas e agrupamentos associados do Nova Ágora - CFAE, por ordem de inscrição; 3ª docentes de IEPC parceiras, por ordem de inscrição; 4.º outros docentes, por ordem de inscrição.

OBSERVAÇÕES:
1 - N.º máximo de formandos a selecionar: 25
2 - Só serão consideradas válidas as inscrições no âmbito das prioridades de seleção definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEÇÃO)
3 - A inscrição on line é uma pré-inscrição a qual só é validada com a confirmação dos dados nos serviços administrativos da escola do docente/não docente e com a aceitação da ficha de inscrição pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleção, no prazo indicado, na página do CFAE. Os inscritos não selecionados não serão contactados.
5 - Em caso de número insuficiente de inscrições, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formação;
6 - A calendarização pode vir a sofrer alterações;
7 - A inscrição na formação pressupõe a aceitação de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formação, será prioritariamente notificado(a) através de correio eletrónico.
 
Avaliação
  Avaliação da Ação pelos formandos e pelos formadores.
 
Avançar