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XI Fórum da Educação - “Plano Educativo Estratégico Municipal, um caminho para o sucesso escolar




DESTINATÁRIOS: docentes a lecionar nas escolas de Penela

Os docentes interessados em inscrever-se na AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO deve preencher o formulário on line AQUI

Auditório Municipal de Penela

8 de setembro de 2017, 9h30-13h30


 


PLANO DE FORMAÇÃO DO NOVA ÁGORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 



Revista NOVA ÁGORA nº 5




PODE LER A EDIÇÃO DIGITAL AQUI

Inclui Dossier Temático: Os perfis dos alunos hoje: a escola, a família e o contexto social

CONSULTE O ÍNDICE em pdf


 


REGULAMENTO INTERNO DO NOVA ÁGORA - CFAE






Consulte a SECÇÃO III – Procedimentos



 

 
ACD46-1 - Aprendizagem, ensino e avaliação em Línguas Estrangeiras (de acordo com o QECR)

Nº ACREDITAÇÃO: Desp. 5741

Formadores
 
Graça Trindade


 
Local de Realização
  Escola Secundária D. Duarte
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  ADIADA para 8 de março de 2017, das 15h00 às 18h
 
Modalidade
  Ação de curta duração
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: Professores de Línguas Estrangeiras do 1º, 2º e do 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Gr. 120, 210, 220, 320, 321, 330, 340 e 350)
 
Objetivos
  A Direção-Geral da Educação (DGE), do Ministério da Educação (ME), promoveu, em abril de 2016, em Lisboa, um Workshop intitulado Relating language examinations to the common European reference levels of language proficiency: promoting quality assurance in education and facilitating mobility (RELANG).

Tratou-se de um evento internacional de formação de professores resultante de uma parceria entre a Comissão Europeia (CE) e o Centro Europeu de Línguas Modernas (ECML), do Conselho da Europa, visando o desenvolvimento de uma ação conjunta em diversos Estados-Membros da União Europeia, desde 2013, denominada Innovative methodologies and assessment in language learning.

Portugal, representado pela DGE/ME, foi este ano um dos 9 países europeus que aceitaram o desafio para realizar esta iniciativa entretanto dinamizada por especialistas internacionais em avaliação em línguas estrangeiras, os quais formaram 25 professores/formadores portugueses, dos serviços centrais do ME, designadamente DGE e IAVE, de associações profissionais de professores de línguas estrangeiras (APPF e APPI), dos CFAE das 5 regiões do país e de professores que implementam projetos coordenados pelo ME, designadamente, do Programa Escolas Bilingues e das Secções Europeias de Língua Francesa.

Dando, assim, seguimento, ao compromisso assumido pela DGE/ME junto da CE e do ECML, estes professores vão, por sua vez, formar outros professores de línguas estrangeiras, para que estes possam aprofundar o seu conhecimento sobre os princípios de uma avaliação em línguas estrangeiras que se pretende válida, fiável e alinhada com o modelo de língua preconizado pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas: aprendizagem, ensino e avaliação (Conselho da Europa, 2001).
 
Conteúdos
  • Análise reflexiva do QECR (1 hora)
- competências
- descritores de nível
- graus de proficiência
• Exercícios de posicionamento nos níveis de proficiência (1 hora)
- correspondência de descritores com os níveis de desempenho
• Reflexão sobre o alinhamento dos exames de línguas estrangeiras com os níveis comuns de referência europeus de proficiência linguística (1 hora)
- promoção da qualidade no ensino e da mobilidade
 
Metodologia
  Teórico-prática
 
Creditação
  Não aplicável.
A Ação reúne as condições para ser reconhecida como Ação de Curta Duração, de 3 horas, nos termos do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio, para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente.
 
Observações
  A Ação é uma iniciativa para replicação de projeto da DGE.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: entre 3 a 10 de fevereiro de 2017 (PROLONGADO até 3 de março de 2017)

PRIORIDADES DE SELEÇÃO: 1ª Docentes das escolas e agrupamentos associados do Nova Ágora-CFAE, por ordem de inscrição (até 15 vagas); 2ª Outros docentes, por ordem de inscrição (até 15 vagas).

OBSERVAÇÕES:
1 - N.º de formandos a selecionar: mínimo de 10 e máximo de 30;
2 - Só serão consideradas válidas as inscrições no âmbito das prioridades de seleção definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEÇÃO)
3 - A inscrição on line é uma pré-inscrição a qual só é validada com a confirmação dos dados nos serviços administrativos da escola do docente/não docente e com a aceitação da ficha de inscrição pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleção, no prazo indicado, na página do CFAE. Os inscritos não selecionados não serão contactados.
5 - Em caso de número insuficiente de inscrições, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formação;
6 - A calendarização pode vir a sofrer alterações;
7 - A inscrição na formação pressupõe a aceitação de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formação, será prioritariamente notificado(a) através de correio eletrónico.
 
Avaliação
  Avaliação da Ação pelos formandos e pelos formadores.
 
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