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Ação de Formação
 

Curso de Formação - PERCURSO(S) NAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: 1.º CICLO DE CONFERÊNCIAS




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Palácio Sacadura Botte - Coimbra

Início a 18 de novembro de 2017


 


AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO - A aprendizagem das células: biologia reprodutiva e células estaminais




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI até às 12h00 do dia 16 Nov. 2017

Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra

20 e 22 de Novembro, das 18h às 20h


 


Ação de curta duração - MANUEL ANTÓNIO PINA – Pensar de Pernas para o Ar




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Coimbra

11 e 18 de novembro de 2017


 


PLANO DE FORMAÇÃO DO NOVA ÁGORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 

 
ACD69-1 - Uma proposta didática para o ensino e aprendizagem das Ciências Sociais hoje: a novela histórica

Nº ACREDITAÇÃO: Desp. 5741

Formadores
 



 
Local de Realização
  Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  novembro: 2, 17h00-20h00
 
Modalidade
  Ação de curta duração
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: professores de Geografia e de História do ensino básico e do ensino secundário
 
Objetivos
  Nos anos mais recentes, os sistemas educativos ocidentais têm empreendido reformas curricula-res a partir de pressupostos comuns. Um desses pressupostos é que todos os alunos podem con-seguir sucesso académico, alcançando as aprendizagens previstas. Assim, é solicitado aos inves-tigadores e professores que participem na renovação do ensino, encontrando metodologias que envolvam os alunos e lhe permita manifestar competências gerais e especificas, afectas estas a áreas disciplinares.
Partilhando as reformas curriculares de Espanha e de Portugal esse pressuposto, é ele que se constitui como base para a presente acção de formação de curta duração na qual um investigador e professor da Faculdade de Educação da Universidade de Granada apresenta uma proposta de carácter inovador que consiste em incorporar tanto a novela histórica como relatos históricos em diversas disciplinas – tanto numa lógica disciplinar como trans e interdisciplinar – para dinamizar e optimizar o processo de ensino-aprendizagem.

- Perceber o sentido da reforma curricular em curso
- Conhecer uma nova metodologia que se quer motivadora e activa sob o ponto de vista cognitivo
- Saber usar essa estratégia de modo a desenvolver a compreensão e a competência linguística
 
Conteúdos
  Parte teórica (1 hora)
1. Pressupostos das actuais reformas curriculares
O sucesso para todos e a aquisição de competências
A questão da inovação pedagógica

2. Questões de didáctica
A especificidade do ensino da História, da Geografia, e do Património Artístico e Cultural
A organização curricular disciplinar e trans e interdisciplinar

3. A novela histórica e os relatos históricos no processo de ensino-aprendizagem.
Fundamentos da abordagem
Metodologia seguida

Parte prática (2 hora)
Demostração da metodologia através de exemplos concretos
Construção de uma proposta didáctica com os formandos
 
Metodologia
  Teórico-prática.

* Andrés Palma Valenzuela
- Doutorado em Educação. Professor de Ciências Sociais e Humanas da Faculdade de Educação da Universidade de Granada.
- Membro do Centro de Investigação Interdisciplinar do Século XX da Universidade de Coimbra (Ceis20) (Investigador integrado da linha Práticas Educativas e Formação de Professores, do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais - GRUPOEDE.
 
Creditação
  A Ação reúne as condições para ser reconhecida como Ação de Curta Duração, de 3 horas, nos termos do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio, para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente.
 
Observações
  Esta Ação é uma parceria entre os CFAE Nova Ágora e Minerva com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e o CEIS20

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 20 a 31 de outubro de 2017 (ao meio dia)

PRIORIDADES DE SELEÇÃO: 1.ª professores dos agrupamentos e escolas associadas dos CFAE Nova Ágora e Minerva, por ordem de inscrição; 2.ª professores de outros agrupamentos e escolas, por ordem de inscrição.

OBSERVAÇÕES:
1 - N.º máximo de formandos a selecionar: 30
2 - Só serão consideradas válidas as inscrições no âmbito das prioridades de seleção definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEÇÃO)
3 - A inscrição on line é uma pré-inscrição a qual só é validada com a confirmação dos dados nos serviços administrativos da escola do docente/não docente e com a aceitação da ficha de inscrição pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleção, no prazo indicado, na página do CFAE. Os inscritos não selecionados não serão contactados.
5 - Em caso de número insuficiente de inscrições, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formação;
6 - A calendarização pode vir a sofrer alterações;
7 - A inscrição na formação pressupõe a aceitação de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formação, será prioritariamente notificado(a) através de correio eletrónico.
 
Avaliação
  Avaliação da Ação pelos formandos e pelos formadores através de Inquérito.
 
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