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Estamos a remodelar a página do Nova Ágora - CFAE na internet




Excetuando as inscrições que estão abertas na página antiga, encontram-se NOVAS INSCRIÇÃO EM CURSO NO NOVO SITE, a que pode aceder
AQUI

Pedimos desculpa pelo incómodo e prometemos ser breves na transição.





 


Curso de Formação - PERCURSO(S) NAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: 1.º CICLO DE CONFERÊNCIAS




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Palácio Sacadura Botte - Coimbra

Início a 18 de novembro de 2017


 


PLANO DE FORMAÇÃO DO NOVA ÁGORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 



Revista NOVA ÁGORA nº 5




PODE LER A EDIÇÃO DIGITAL AQUI

Inclui Dossier Temático: Os perfis dos alunos hoje: a escola, a família e o contexto social

CONSULTE O ÍNDICE em pdf


 

 
AND90-1 - O Google Drive como ferramenta de gestão documental nos serviços administrativos das escolas

Nº ACREDITAÇÃO: DGAE-19/2017

Formadores
 



 
Local de Realização
  Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores - Coimbra
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  17 de novembro (sexta) 14h00 - 17h35
23 de novembro (quinta) 14h00 - 17h35
30 de novembro (quinta) 14h00 - 17h35
7 de dezembro (quinta) 14h00 - 17h40
14 de dezembro (quinta) 14h00 - 17h35
 
Modalidade
  Curso de Formação
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL NÃO DOCENTE: assistentes técnicos das escolas associadas do Nova Ágora - CFAE
 
Objetivos
  A presente Acão enquadra-se no âmbito da formação contínua no pessoal não docente, orientando-se para a aquisição e desenvolvimento de competências no domínio de organização, manutenção e partilha de ficheiros utilizando uma ferramenta on-line gratuita, e no interesse da melhoria da organização dos serviços administrativos dos agrupamento associados do Centro.As vantagens da utilização de uma gestão documental nos serviços de administração escolar, bem como da utilização de ferramentas como o calendário ou os formulários on-line, são várias:a) Acesso à documentação em qualquer máquina mediante a utilização de credenciais própriasb) Possibilidade de criação de documentos de forma partilhada síncrona ou assíncrona por parte de dois ou mais colaboradoresc) Utilização de espaço de armazenamento externo deixando livre o armazenamento locald) Possibilidade de partilha de pastas com vários colaboradorese) Possibilidade de manutenção de pastas privadas para um só utilizador.

Esta iniciativa de formação visa igualmente ir ao encontro das finalidades do regime jurídico do pessoal não docente, assegurando as respetivas valorização, atualização, desenvolvimento e formação profissionais.Assim, tem em vista a aquisição e aprofundamento de competências inerentes aos conteúdos funcionais específicos dos assistentes técnicos, no sentido de proporcionar saberes e competências necessários para a melhoria da sua ação enquanto agentes responsáveis pela prestação de serviços imprescindíveis à comunidade escolar e, no âmbito específico desta ação, são peça fundamental para um funcionamento administrativo eficiente.

Pretende-se assim dotar os participantes de capacidades para:
a) Criação de documentos de forma colaborativa;
b) Criação de formulários que tanto podem ser de avaliação como de recolha de dados;
c) Organização do espaço da drive em pastas, criação de novas pastas ou carregamento de pastas pré-existentes para os sistema;
d) Utilização do calendário on-line na organização do trabalho, marcação de reuniões ou datas relevantes.
 
Conteúdos
  1. O Google Drive (1h Teórica + 2,5h Práticas = 3,5 horas)
a. Noções básicas do funcionamento da plataforma
b. Noções sobre armazenamento de nuvem, como aceder e condições de segurança
c. Criação de pastas, carregamento de pastas, organização de pastas
d. Criação de ficheiros, carregamento de ficheiros, organização de ficheiros em pastas
e. Partilha de documentos e pastas entre utilizadores

2. O Google drive como ferramenta colaborativa (2,5h teóricas + 10h práticas = 12,5 horas)
a. Criação de um documento de forma colaborativa
b. Noções de colaboração síncrona e assíncrona
c. Exploração das ferramentas do documento
d. Criação de um formulário de avaliação ou recolha de dados
e. Exploração da folha de respostas do formulário
f. Utilização do calendário on-line da google como ferramenta de organização do trabalho. Criação de eventos privados e públicos.

3. Prova prática de avaliação (2 horas)

(TOTAL DE HORAS: 3 horas teóricas + 14,5 horas práticas = 18 horas)
 
Metodologia
  Será adotada uma metodologia essencialmente prática com momentos de exposição e sistematização de conceitos, mas centrada na utilização das ferramentas pelos formandos com simulações da sua utilização pratica na realidade profissional de cada um.
 
Creditação
  Não aplicável
 
Observações
  Esta Ação realiza-se em parceria com o Centro de Competências Softciências.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 31 de outubro a 9 de novembro de 2017

PRIORIDADES DE SELEÇÃO: 1.ª assistentes técnicos das escolas associadas do Nova Ágora - CFAE (de acordo com lista a validar pela(o) Diretor(a) de estabelecimento; 2.ª assistentes técnicos de outras escolas.

OBSERVAÇÕES:
1 - N.º máximo de formandos a selecionar: 16 (a distribuir proporcionalmente pelas escolas associadas);
2 - Só serão consideradas válidas as inscrições no âmbito das prioridades de seleção definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEÇÃO).
3 - A inscrição on line é uma pré-inscrição a qual só é validada com a confirmação dos dados nos serviços administrativos da escola do docente/não docente e com a aceitação da ficha de inscrição pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleção, no prazo indicado, na página do CFAE. Os inscritos não selecionados não serão contactados.
5 - Em caso de número insuficiente de inscrições das escolas associadas (75%), o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formação; nas ações previstas nos PAE dos agrupamentos e escolas associadas dos CFAE Nova Ágora, no caso de não se reunirem 75% de inscrições de docentes destes estabelecimentos, a Ação será suspensa para reformulação.
6 - A calendarização pode vir a sofrer alterações;
7 - A inscrição na formação pressupõe a aceitação de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formação, será prioritariamente notificado(a) através de correio eletrónico.
 
Avaliação
  Expressão final quantitativa na escala de 0 a 20 valores, com base nos seguintes PARÂMETROS e respetiva PONDERAÇÃO:
- Participação nas sessões (empenhamento e qualidade das intervenções) – 40 %
- Prova escrita, prática, no final da Ação - 60 %
* Assiduidade mínima para aprovação no Curso - 80% de presenças
 
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