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Ação de Formação
 

Curso de Formação - PERCURSO(S) NAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: 1.º CICLO DE CONFERÊNCIAS




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Palácio Sacadura Botte - Coimbra

Início a 18 de novembro de 2017


 


AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO - A aprendizagem das células: biologia reprodutiva e células estaminais




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI até às 12h00 do dia 16 Nov. 2017

Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra

20 e 22 de Novembro, das 18h às 20h


 


Ação de curta duração - MANUEL ANTÓNIO PINA – Pensar de Pernas para o Ar




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Coimbra

11 e 18 de novembro de 2017


 


PLANO DE FORMAÇÃO DO NOVA ÁGORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 

 
APD07-2 - Folha de Cálculo Excel - Utilização em Contexto Educativo

Nº ACREDITAÇÃO: 84430/15

Formadores
 
(Softciências)


 
Local de Realização
  Escola Secundária D. Duarte
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  Calendário previsto:
terças-feiras, das 14h30 às 17h30 *

Janeiro: 24 e 31; Fevereiro: 7, 14, 21

* Sendo este o horário da Ação, os docentes deverão inscrever-se apenas se a formação não colidir com as suas atividades letivas, podendo optar por se inscrever, oportunamente, numa das restantes turmas que vão ser desenvolvidas ao longo do ano letivo, com o calendário a incidir em cada um dos dias da semana (ir-se-ao ainda realizar a turma 3, à quinta-feira, e a turma 4, à sexta-feira).
 
Modalidade
  Curso de Formação
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensinos Básico e do Secundário
 
Objetivos
  1. Conferir aptidões para a produção de ferramentas em Excel próprias para a atividade docente;
2. Dinamizar a construção de materiais de apoio à atividade pedagógica e de apoio à decisão no processo de avaliação;
3. Promover a sistematização das observações em contexto de sala de aula, do registo objetivo das mesmas, utilizando como suporte informático o Excel;
4. Utilizar funções do Excel adaptando-as ao ensino-aprendizagem;
5. Construção de grelhas em Excel que permitam:
a. Cotação de testes/trabalhos;
b. Observação;
c. Avaliação trimestral contínua;
d. Análise de resultados de testes ou outros momentos de avaliação;
e. Interligação das diversas grelhas produzidas;
f. Implementação em Excel dos critérios de avaliação que o docente deve seguir;
6. Promover a utilização das tecnologias da informação no âmbito da comunidade escolar;
7. Desmistificar a atitude e o comportamento em relação aos computadores.
8. Promover a reflexão sobre a utilização crítica das TIC em contexto pedagógico, tendo em atenção aspetos éticos e de segurança que lhe estão associados.
 
Conteúdos
  MÓDULO I – Organização e planeamento da ação
(2 horas)
• Avaliação diagnóstica de competências e práticas;
• Reflexão e debate sobre metodologias para o fomento da integração da folha de cálculo no trabalho docente;

MÓDULO II – Operações básicas em Excel
(2 horas)
• Identificar os elementos de uma folha de cálculo;
• Barra de Ferramentas;
• Introdução de dados;
• Copiar, mover e eliminar informação de células;

MÓDULO III – Operações de formatação
(2 horas)
• Formatação de folhas de cálculo;
• Formatação de células;
• Construção de uma tabela através dos limites e sombreados;
• Dimensões das células;
• Tipos de letra;
• Alinhamento e Orientação de texto;
• Formatação condicional.

MÓDULO IV – Impressão de folhas de cálculo
(1 hora)
• Cabeçalhos e rodapés;
• Áreas de Impressão

MÓDULO V – Operações de cálculo e tratamento de dados aplicadas no ensino-aprendizagem
(7 horas)
• Utilização de funções e fórmulas;
• Adaptação das funções de soma, média e outras demais, às competências a avaliar;
• Ligações entre folhas para organização de grelhas e pautas de avaliação com procedimentos comuns;
• Formas de apresentação dos dados para facilitar o processo de autoavaliação;
• Elaboração de gráficos para ajuda ao processo ensino-aprendizagem.
• Ficha Formativa.

MÓDULO VI – Avaliação dos formandos e da ação
(1 horas)
• Avaliação da ação;
• Avaliação dos formandos.
 
Metodologia
  Todas as sessões decorrerão num modelo alternado teórico/prático, partindo de exemplos e demonstrações realizadas pelo formador, complementadas com a realização de fichas de trabalho pelos formandos sempre no contexto das suas disciplinas.

O curso terminará com a conclusão de uma folha de cálculo personalizada, que corresponderá às necessidades profissionais específicas dos formandos.

Também deverão sair deste curso sendo capazes de utilizar, alterar funções, inserir dados e cruzar funções a partir de um modelo básico
 
Creditação
  0,6 créditos
 
Observações
  A Ação é uma iniciativa no âmbito da parceria com o Centro de Competências Softciências.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 9 a 18 de janeiro de 2017

PRIORIDADES DE SELEÇÃO: 1.º Docentes de escolas associadas do Nova Ágora - CFAE, por ordem de inscrição; 2.ª Docentes das IEPC parceiras, por ordem de inscrição; 3.º Outros docentes, por ordem de inscrição.

OUTRAS OBSERVAÇÕES:
1 - N.º máximo de formandos a selecionar: 12
2 - Só serão consideradas válidas as inscrições no âmbito das prioridades de seleção definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEÇÃO)
3 - A inscrição on line é uma pré-inscrição a qual só é validada com a confirmação dos dados nos serviços administrativos da escola do docente/não docente e com a aceitação da ficha de inscrição pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleção, no prazo indicado, na página do CFAE. Os inscritos não selecionados não serão contactados.
5 - Em caso de número insuficiente de inscrições, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formação;
6 - A calendarização pode vir a sofrer alterações;
7 - A inscrição na formação pressupõe a aceitação de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formação, será prioritariamente notificado(a) através de correio eletrónico.
 
Avaliação
  Avaliação quantitativa dos formandos, expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos da Carta Circular CCPFC - 3/2007, de Setembro de 2007, com base nos seguintes parâmetros e ponderação:
• 50% – Participação: assiduidade e pontualidade; interesse e empenho; trabalhos realizados (fichas práticas realizadas durante as sessões de formação);
• 50% – Trabalho prático final criando um ficheiro de Folha de Cálculo Excel, adaptado à sua disciplina com os seguintes componentes:
o Inserir folhas de cálculo;
o Inserir e formatar texto;
o Formatar tabelas de folha de cálculo, com limites, sombreados, alinhamentos e formatação de células;
o Criação de fórmulas simples (pelo menos média e soma);
o Interligação de folhas, no mesmo livro, em fórmulas e na introdução de informação nas diversas células;
o Criação e formatação de gráficos.
Aos formandos ser-lhes-ão apresentados os descritores de nível de desempenho dentro de cada parâmetro e a respetiva valoração.
 
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