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Ação de Formação
 

Curso de Formação - PERCURSO(S) NAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: 1.º CICLO DE CONFERÊNCIAS




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Palácio Sacadura Botte - Coimbra

Início a 18 de novembro de 2017


 


AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO - A aprendizagem das células: biologia reprodutiva e células estaminais




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI até às 12h00 do dia 16 Nov. 2017

Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra

20 e 22 de Novembro, das 18h às 20h


 


Ação de curta duração - MANUEL ANTÓNIO PINA – Pensar de Pernas para o Ar




Todas as informações disponíveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Coimbra

11 e 18 de novembro de 2017


 


PLANO DE FORMAÇÃO DO NOVA ÁGORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 

 
APD10-1 - VI Fórum Internac. das Ciências da Educação Física: Educação Física para Todos - diferenciação e aprendizagem

Nº ACREDITAÇÃO: 91586/17

Formadores
 
Paulo Nobre
Miguel Coelho

 
Local de Realização
  Estádio Universitário de Coimbra e Instituto Português do Desporto e da Juventude
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  18 maio (5ªf.) - Estádio Universitário de Coimbra - 14h00 -19h00
19 maio (6ªf.) - Instituto Português do Desporto e da Juventude - 9h00-13h00 e 15h00 – 18h00
 
Modalidade
  Curso de Formação
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: professores dos grupos 260 e 620
 
Objetivos
  Esta ação de formação assume-se como um complemento de formação e visa desenvolver conhecimentos específicos acerca do ensino da Educação Física nos docentes com responsabilidade na formação curricular (professores cooperantes no estágio pedagógico em Educação Física) a nível de todos os ciclos de ensino e surge como resposta as repetidas solicitações daqueles.
Assim, o Curso de Formação articula-se com o Fórum Internacional das Ciências da Educação Física, que se realiza a 18 e 19 de maio de 2017, em parceria com a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, e constitui um momento de encontro de interesses de formação científica, pedagógica e didática entre profissionais de Educação Física em diferentes estádios da carreira docente. Nele se privilegia a partilha, divulgação e discussão de saberes e de perspetivas atuais no sentido de, e indo ao encontro do preconizado nos Programas Nacionais de Educação Física, torná-la uma disciplina onde todos os alunos têm oportunidade de aprender.
Do ponto de vista do Centro de Formação de Associação de Escolas, trata-se de enquadrar no seu Plano uma Ação dirigida aos docentes dos grupos envolvidos, com vista à aquisição de conhecimentos e competências no âmbito da sua área específica dos níveis lecionados, de acordo com a legislação e as prioridades de formação em vigor.
OBJETIVOS A ATINGIR:
- Consciencializar os formandos da importância e necessidade do ajustamento do processo ensino-aprendizagem a todos os alunos, independentemente das respetivas caraterísticas individuais, competências e níveis de desempenho.
- Desenvolver conhecimentos sobre diferentes modelos de ensino e de supervisão em Educação Física.
- Criar nos formandos o interesse pela busca de novos instrumentos e/ou formas de intervenção pedagógica, que favorecendo o gosto pela prática desportiva, sejam facilitadores das aprendizagens dos respetivos alunos.
 
Conteúdos
  1. Os três principais fatores que fundamentam um ensino diferenciado:
1.1 As diferentes formas de aprender;
1.2. O princípio da equidade nos sistemas educativos modernos;
1.3. O primado da aprendizagem. (Formador acreditado responsável - Miguel Fachada)

2. A influência/repercussão de um ensino diferenciado no qualidade do clima pedagógico e no controlo disciplinar em sala de aula e na escola:
2.1. O erro (do aluno) na ótica das diferentes teorias do ensino: behaviorista, construtivista e sociocultural.
2.2. O erro como instrumento pedagógico de aprendizagem.
2.3. A atitude do professor face ao erro e as suas repercussões na qualidade da aprendizagem dos alunos e no clima relacional em sala de aula e na escola.
2.4. Estratégias de ensino diferenciado para uma melhor aprendizagem e um melhor Clima/Disciplina na sala de aula e na escola. (Formadora responsável - Elsa Ribeiro Silva)

3. Modelos Curriculares de Educação Física:
3.1. Caraterísticas dos modelos relativamente aos vetores de desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional;
3.2. Formas de utilização no âmbito do Estágio Pedagógico;
3.3. Definição de indicadores de ação para a formação teórica e a supervisão pedagógica de professores estagiários, na aplicação destes modelos. (Formador responsável - Paulo Nobre)
 
Metodologia
  O Curso de Formação articula-se com o programa do Fórum Internacional das Ciências da Educação Física, a 18 e 19 de maio de 2017, pelo que serão alternados momentos expositivos, que coincidirão com as conferências proferidas, com momentos de debate e de confronto de ideias. O programa completo do Fórum é o seguinte:

18 maio (5ªf.) - Estádio Universitário de Coimbra - 14.00h -19.00h
Apresentação dos 2 melhores trabalhos da 6ª Oficina de Ideias de EF da ESAB: Aplicação do modelo de Educação Desportiva nas aulas de Educação Física.
Workshop: Proceso de modernización en la enseñanza y desarrollo del Futbol como un medio de aprendizaje. - Luis Valenzuela Contreras (Universidad Católica Silva Henriquez_Chile)

19 maio (6ªf.) - Instituto Português do Desporto e da Juventude - 9.00-13h00
Abertura do Fórum e apresentação do programa de trabalhos do Fórum e avaliação do Curso
1ª Conferência: O cérebro no processo de aprendizagem. - Manuela Grazina (FM_UC)
2ª Conferência: O erro como instrumento pedagógico num ensino diferenciado - Elsa Ribeiro da Silva (FCDEF_UC)
3ª CoNferência: Grupos homogéneos ou heterogéneos, qual o melhor? - Luís Bom (ULusófona)
4ª Conferência: Ambientalismo Attivo: an Italian method for the treatment and inclusion of subjects with autism - Piergiorgio Francia ( Università di Firenze_Itália)
Debate
Apresentação de posters no âmbito da pedagogia e didática da Educação Física

15.00h–18.00h
5ª Conferência: Salud integral en Educación Física - Luis Valenzuela Contreras (Universidad Católica Silva Henriquez_Chile)
6ª Conferência: Os fundamentos de um ensino diferenciado. - Miguel Fachada (FCDEF_UC)
7ª Conferência: Modelos curriculares em Educação Física - Paulo Nobre (FCDEF_UC)
Debate
 
Creditação
  * A formação acreditada pelo CCPFC para os efeitos previstos no ECD deixou de ser contabilizada em créditos. É contabilizada em número de horas, neste caso, 12 horas.
 
Observações
  Parceria do Nova Ágora - CFAE e do CFAE Minerva com a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: de 2 a 15 de maio de 2017 (Inscrições prologadas até 17 de maio de 2017 (às 12 horas))

PRIORIDADES DE SELEÇÃO: 1ª Orientadores e ex-orientadores de Estágio Pedagógico da FCDEFUC, por ordem de inscrição; 2.º Outros docentes dos grupos 260 e 620, por ordem de inscrição.

OUTRAS OBSERVAÇÕES:
1 - N.º máximo de formandos a selecionar: 25
2 - Só serão consideradas válidas as inscrições no âmbito das prioridades de seleção definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEÇÃO)
3 - A inscrição on line é uma pré-inscrição a qual só é validada com a confirmação dos dados nos serviços administrativos da escola do docente/não docente e com a aceitação da ficha de inscrição pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleção, no prazo indicado, na página do CFAE. Os inscritos não selecionados não serão contactados.
5 - Em caso de número insuficiente de inscrições, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formação;
6 - A calendarização pode vir a sofrer alterações;
7 - A inscrição na formação pressupõe a aceitação de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formação, será prioritariamente notificado(a) através de correio eletrónico.
 
Avaliação
  Os formandos serão avaliados nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e da Carta Circular CCPFC 3/2007, através de uma avaliação contínua com base na escala e nos indicadores abaixo apresentados.

A avaliação será realizada através de um trabalho escrito no âmbito de um dos temas das conferências desenvolvidos no curso e escolhido pelo formando de acordo com os seus interesses formativos.
Este trabalho deve conter um máximo de 4 páginas, em letra 12 Times New Roman e a 1,5 espaço.
Parâmetros de avaliação do trabalho:
Apresentação e Estrutura do Trabalho – 1.5 valores
Pertinência do tema – 1.5 valores
Rigor da escrita - 2 valores
Desenvolvimento do tema – 5 valores

Avaliação quantitativa na escala de 0 a 10:
*Excelente – de 9 a 10 valores;
*Muito Bom de 8 a 8,9 valores;
*Bom – de 6,5 a 7,9 valores;
*Regular – de 5 a 6,4 valores;
*Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

Será preparado um documento com descritores de avaliação e ponderação dos critérios de classificação a consensualizar com os formandos.
Considera-se desistente o formando que não cumpra o regime de assiduidade obrigatória (2/3 do nº de horas de duração da ação).
 
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