Área Pública
» Ter. 19 de Set. de 2017


Página Inicial


Comissão Pedagógica
Escolas Associadas e Entidades Parceiras
Estutura do Centro
Formulários
Inquéritos
Publicações e Recursos
Legislação
Centros de Formação
Contactos do Nova Ágora

Atividades

FAQ do Nova Ágora

Ação de Formação
 

XI Frum da Educao - Plano Educativo Estratgico Municipal, um caminho para o sucesso escolar




DESTINATRIOS: docentes a lecionar nas escolas de Penela

Os docentes interessados em inscrever-se na AO DE CURTA DURAO deve preencher o formulrio on line AQUI

Auditrio Municipal de Penela

8 de setembro de 2017, 9h30-13h30


 


PLANO DE FORMAO DO NOVA GORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 



Revista NOVA GORA n 5




PODE LER A EDIO DIGITAL AQUI

Inclui Dossier Temtico: Os perfis dos alunos hoje: a escola, a famlia e o contexto social

CONSULTE O NDICE em pdf


 


REGULAMENTO INTERNO DO NOVA GORA - CFAE






Consulte a SECO III Procedimentos



 

 
APD - A evoluo no mundo da automao

Nº ACREDITAÇÃO:

Formadores
 



 
Local de Realização
  Escola Bsica e Secundria Quinta das Flores
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  Janeiro/fevereiro 2018
 
Modalidade
  Curso de Formao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: Professores dos grupos de recrutamento 530, 540 e 550
 
Objetivos
  A necessidade de formao dos professores dos grupos de docncia 530, 540 e 550, que leccionam h muitos anos nas escolas associadas e h alguns anos esto dedicados ao ensino profissional, nomeadamente, em reas da
electronica/electrotecnia e da informtica, tem sido considerada como prioritria pelas escolas associadas com uma forte vertente profissional e pelos professores que leccionam reas de conhecimento de Electrotecnia, Mecanotecnia e da Informtica.
O interesse numa atualizao e aprofundamento dos contedos relacionados com as tecnologias da deteo num
sistema automatizado, diagnstico e deteo de avarias, tem sido referido pelos professores nas necessidades de
formao contnua.
A relao que se tem vindo a estabelecer entre o Centro de Formao, os professores e a empresa Schneider acentua a parceria de conhecimento e de disponibilidade de partilha de informao, oferecendo a possibilidade de os professores poderem atualizar-se acompanhando o desenvolvimento da tecnologia com impacto no ambiente, na reciclagem de materiais e na poupana energtica.
A relevncia da cultura de partilha de saberes, experincias e recursos encarada no seu papel formativo e de ao
construtiva e integradora da escola na sociedade, estabelecendo relao com o mundo empresarial, proporcionando o investimento em projetos educativos relacionados com a poupana energtica e de preservao do ambiente.

Atualizar e aprofundar conhecimentos na rea da automao inserida nos sistemas automatizados.
Saber identificar as diferentes tecnologias dos sistemas automatizados sabendo assim escolher o que melhor se adapta
a uma instalao;
Saber utilizar, escolher e instalar e programar um sistema destes;
Conhecer as caractersticas dos produtos e softwares existentes;
Desenvolver competncias que permitam escolher a melhor soluo para uma instalao.
 
Conteúdos
  Apresentao da ao.................................................................1 H
Apresentao de uma arquitetura automatizada ............................2 H
Apresentao da gama de PLCs disponveis no mercado ............2 H
Apresentao do software SoMachine Basic e do PLC M221 .......2 H
Ferramentas de programao e diagnstico ..................................4 H
As linguagens de programao: segundo a norma IEC 61131......4 H
Realizao de exerccios e respetiva simulao ...........................4 H
Simulao e transferncias das aplicaes para o PLC ...............1 H
As ofertas disponveis de comunicao com o PLC M221 ...........1 H
Avaliao. ............................................................................... 4H
 
Metodologia
  A ao recorre a metodologias proactivas, utilizando a exposio, o dilogo a demonstrao, bem como aplicaes prticas.
 
Creditação
  * A formao acreditada pelo CCPFC para os efeitos previstos no ECD deixou de ser contabilizada em crditos. contabilizada em nmero de horas, neste caso, 25 horas.
 
Observações
  Esta Ao uma parceria com a Schneider Electric.

PERODO DE INSCRIO: a indicar

PRIORIDADES DE SELEO: 1 Docentes das escolas e agrupamentos associados do Nova gora-CFAE, por ordem de inscrio; 2. Outros docentes, por ordem de inscrio.

OUTRAS OBSERVAES:
1 - N. mximo de formandos a selecionar: a indicar
2 - S sero consideradas vlidas as inscries no mbito das prioridades de seleo definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEO)
3 - A inscrio on line uma pr-inscrio a qual s validada com a confirmao dos dados nos servios administrativos da escola do docente/no docente e com a aceitao da ficha de inscrio pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleo, no prazo indicado, na pgina do CFAE. Os inscritos no selecionados no sero contactados.
5 - Em caso de nmero insuficiente de inscries, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formao;
6 - A calendarizao pode vir a sofrer alteraes;
7 - A inscrio na formao pressupe a aceitao de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formao, ser prioritariamente notificado(a) atravs de correio eletrnico.
 
Avaliação
  A avaliao dos formandos foca a assiduidade e participao nas sesses, bem como a realizao de uma reflexo final
em que abordem os contedos trabalhados e evidenciem a aplicao das temticas abordadas ao contexto da sala de
aula.
Os formandos sero avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n. 3 de 2007, utilizando os parmetros de
avaliao estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliao contnua
 
Avançar