Área Pública
» Seg. 25 de Set. de 2017


Página Inicial


Comissão Pedagógica
Escolas Associadas e Entidades Parceiras
Estutura do Centro
Formulários
Inquéritos
Publicações e Recursos
Legislação
Centros de Formação
Contactos do Nova Ágora

Atividades

FAQ do Nova Ágora

Ação de Formação
 

XI Frum da Educao - Plano Educativo Estratgico Municipal, um caminho para o sucesso escolar




DESTINATRIOS: docentes a lecionar nas escolas de Penela

Os docentes interessados em inscrever-se na AO DE CURTA DURAO deve preencher o formulrio on line AQUI

Auditrio Municipal de Penela

8 de setembro de 2017, 9h30-13h30


 


PLANO DE FORMAO DO NOVA GORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 



Revista NOVA GORA n 5




PODE LER A EDIO DIGITAL AQUI

Inclui Dossier Temtico: Os perfis dos alunos hoje: a escola, a famlia e o contexto social

CONSULTE O NDICE em pdf


 


REGULAMENTO INTERNO DO NOVA GORA - CFAE






Consulte a SECO III Procedimentos



 

 
CH14-1 - Os recursos tecnolgicos ao servio do ensino e das aprendizagens - tecnologias mveis e ferramentas Web 2.0

Nº ACREDITAÇÃO:

Formadores
 



 
Local de Realização
  Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova Escola Secundria Fernando Namora - sala de informtica
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  ( 2. feira, das 17h00 s 19h30)
29 de maio; 12 e 26 de junho; 17 de julho
10 de julho, das 9h30 s 12h00

ALTERAO:
dia 26/06 passa para 28/06, das 17h00 s 19h30;
dia 17/07 passa para 20/07 s 9h30 s 12h00
 
Modalidade
  Curso de Formao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: Educadores de Infncia e Prof. dos Ens. Bs. e Sec. de acordo com o PAE do Agrup. de Escolas de Condeixa-a-Nova
 
Objetivos
  Motivar os professores para a utilizao de ferramentas da web 2.0 na sua prtica letiva;
Dotar os professores de conhecimentos competencializadores acerca de algumas ferramentas da web 2.0;
Planificar cenrios de aprendizagem com utilizao de ferramentas da web 2.0 e de dispositivos mveis;
Rentabilizar diversas aplicaes gratuitas ao dispor;
Capacitar para o desenho de estratgias heursticas de aprendizagem com utiizao das novas tecnologias;
Tornar os materiais didticos mais apelativos e interativos;
Facilitar o trabalho colaborativo habilitando para a criao de ambientes de construo e partilha presencial e a distncia.
 
Conteúdos
  Sesso Presencial 1 O meu dirio de aprendizagem (2,5 horas)
Apresentao do formador e dos formandos; aferio da motivao e expetativas relativamente frequncia da ao;
Apresentao do curso de formao (objetivos, contedos, metodologias,ssiduidade, avaliao, calendrio);
Familiarizao com a ferramenta Padlet, enquanto suporte do percurso da formao: (...).
Sesso Presencial 2 Google Drive (2,5 horas)
Utilizao colaborativa de ferramentas do Google drive: criao, organizao e partilha de pastas; construo de documentos e apresentaes; elaborao e partilha de documento por parte do formador; explorao e partilha por parte dos formandos;
Sesso Presencial 3 Google Drive (2,5 horas)
Utilizao colaborativa de ferramentas do Google Drive para a avaliao formativa dos alunos: criao de formulrios sem carcter avaliativo; criao de formulrios com avaliao incorporada; explorao e partilha por parte dos formandos.
Sesso presencial 4 Google e Tricider (2,5 horas)
Utilizao colaborativa de ferramentas do Google para marcao de eventos;
Realizao de pesquisas com o motor de busca do Google (pesquisa avanada, direitos de utilizao, dicas, );
Uso da ferramenta tricider para a avaliao formativa dos alunos: criao de uma sondagem na ferramenta tricider; explorao das potencialidades por formador e formandos.
Sesso presencial 5 Apresentao dos projetos e avaliao (2,5 horas)
Apresentao por cada um dos formandos do trabalho realizado;
Avaliao da ao.
 
Metodologia
  O curso ter a durao de 12,5 horas presenciais em que sero adotados os seguintes passos metodolgicos:
- as sesses de trabalho, a realizar em sala de Informtica equipada com videoprojector e um computador por cada formando, sero terico/prticas. De preferncia, cada formando utilizar o seu prprio computador/tablet ou os dispositivos mveis do agrupamento, desde que disponham de acesso Internet. Cada formando deve possuir conta de correio eletrnico do domnio aecondeixa.
- As sesses tero uma fase inicial de introduo ao tema, explicao, demonstrao pelo formador e explorao pelos formandos.
- Em cada sesso, haver momentos de aferio, reflexo e discusso acerca das possibilidades da aplicao em contexto.
Quanto calendarizao, a ao ser realizada ao longo de cinco sesses com periodicidade semanal.
 
Creditação
  * A formao acreditada pelo CCPFC para os efeitos previstos no ECD deixou de ser contabilizada em crditos. contabilizada em nmero de horas.
 
Observações
  Esta Ao insere-se no Plano de Formao do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, no mbito do PAE deste Agrupamento.

PERODO DE INSCRIO: entre 22 e 26 de maio de 2017

PRIORIDADES DE SELEO: 1. Docentes do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, de acordo com lista de pr-inscrio; 2. Professores de outros AE associados do Nova gora - CFAE

OUTRAS OBSERVAES:
1 - N. mximo de formandos a selecionar: 20
2 - S sero consideradas vlidas as inscries no mbito das prioridades de seleo definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEO)
3 - A inscrio on line uma pr-inscrio a qual s validada com a confirmao dos dados nos servios administrativos da escola do docente/no docente e com a aceitao da ficha de inscrio pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleo, no prazo indicado, na pgina do CFAE. Os inscritos no selecionados no sero contactados.
5 - Em caso de nmero insuficiente de inscries, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formao;
6 - A calendarizao pode vir a sofrer alteraes;
7 - A inscrio na formao pressupe a aceitao de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formao, ser prioritariamente notificado(a) atravs de correio eletrnico.
 
Avaliação
  Os formandos sero avaliados nos termos do Despacho n. 4595/2015, de 6 de maio, e da Carta Circular CCPFC 3/2007, com base numa avaliao contnua, de acordo com os indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderao:
Participao, interesse e empenho (30%);
Produo de trabalhos e/ou materiais aferidos em apresentao final (50%);
Reflexo crtica sobre o impacto a aplicabilidade da formao na prtica docente (20%).

Sero apresentados aos formandos os descritores de nvel de desempenho dentro de cada parmetro e a respetiva valorao.
Os formandos tero que frequentar dois teros das horas presenciais para serem aprovados.
 
Avançar