Área Pública
» Qui. 23 de Nov. de 2017


Página Inicial


Comissão Pedagógica
Escolas Associadas e Entidades Parceiras
Estutura do Centro
Formulários
Inquéritos
Publicações e Recursos
Legislação
Centros de Formação
Contactos do Nova Ágora

Atividades

FAQ do Nova Ágora

Ação de Formação
 

Curso de Formao - PERCURSO(S) NAS CINCIAS DA EDUCAO: 1. CICLO DE CONFERNCIAS




Todas as informaes disponveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Palcio Sacadura Botte - Coimbra

Incio a 18 de novembro de 2017


 


AO DE CURTA DURAO - A aprendizagem das clulas: biologia reprodutiva e clulas estaminais




Todas as informaes disponveis AQUI

Inscreva-se AQUI at s 12h00 do dia 16 Nov. 2017

Centro de Neurocincias e Biologia Celular, Universidade de Coimbra

20 e 22 de Novembro, das 18h s 20h


 


Ao de curta durao - MANUEL ANTNIO PINA Pensar de Pernas para o Ar




Todas as informaes disponveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Coimbra

11 e 18 de novembro de 2017


 


PLANO DE FORMAO DO NOVA GORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 

 
CH01-1 - Prticas de diferenciao pedaggica em sala de aula

Nº ACREDITAÇÃO: ACC-91903/17

Formadores
 
Graa Trindade


 
Local de Realização
  Escola Secundria D. Duarte, Coimbra
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:15
 
Calendarização
  outubro: 21 e 28, das 9h s 13h; novembro: 20 (2f), das 18h s 21h; janeiro 13 (sbado), das 9h s 13h
 
Modalidade
  Oficina de Formao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: Professores dos 2 e 3 Ciclos do Ensino Bsico e do Ensino Secundrio de todos os grupos
 
Objetivos
  A presente ao de formao, justifica-se a partir de trs fatores fulcrais:

A investigao em Educao e as consequentes alteraes paradigmticas dos conceitos de "aprender" e de "ensinar" tm demonstrado a inadequao de um ensino direcionado para um aluno ideal e abstrato. Esta prtica quotidiana do ato de ensinar no serve a incluso de discentes com nveis diferenciados de desempenho e apresentando mltiplas e especficas motivaes e dificuldades.

Estas concluses apontam para a necessidade de uma reflexo e de uma alterao das prticas, por parte dos docentes, sobre o processo de ensino e de aprendizagem, enquanto desenho de estratgias que integrem as caractersticas dos diferentes intervenientes da comunidade de aprendizagem, numa ao focalizada no quotidiano do trabalho da sala de aula, de modo a permitir que cada um possa construir o seu percurso de aprendizagem, conducente superao de dificuldades individuais e promotor do sucesso escolar.

Em termos imediatos, importante ainda referir que esta Oficina pretende responder s necessidades identificadas nos planos estratgicos elaborados pelas escolas associadas do CFAE, no mbito do programa de Promoo do Sucesso Escolar. Assim, vrias medidas propostas referem a necessidade de aprofundar e operacionalizar prticas de diferenciao pedaggica, no sentido de promover um ensino centrado no aluno e no seu processo de aprendizagem, como estratgia privilegiada para promover o sucesso educativo.

Esta ao pretende despoletar a mudana das prticas dos professores na sala de aula, no sentido de promover um ensino centrado no aluno e no seu processo de aprendizagem. Para isso, esta formao visa promover a introduo de alteraes nas estratgias educativas, ao nvel da gesto do tempo e do espao da sala de aula, dos modos de organizao do trabalho dos alunos, assim como levar criao e utilizao de materiais didticos inovadores e de prticas de avaliao mais adequadas regulao do trabalho do professor e dos alunos.
 
Conteúdos
  TRABALHO PRESENCIAL (15 horas)
Diferenciao Pedaggica enquadramento, metodologias e prticas

1. Definio e justificao
1.1.1. Diferenciar para qu?
1.1.2. Diferenciar o qu?
1.1.3. Diferenciar como?

2. Planificao educativa
2.2. A organizao do trabalho dos alunos
2.3. A gesto do espao e do tempo para a aprendizagem
2.4. As atividades/tarefas de aprendizagem
2.5. Os recursos e materiais didticos de suporte s aprendizagens
2.6. A avaliao/regulao das aprendizagens

TRABALHO AUTNOMO (15 horas)
Planificao e aplicao de um plano de interveno pedaggica para promover o sucesso escolar em contexto de um grupo-turma.
 
Metodologia
  SESSES PRESENCIAIS
Reflexo sobre o que a Diferenciao Pedaggica e Didtica e suas implicaes na sala de aula
Anlise das orientaes e disposies legais, presentemente em vigor, no que respeita prtica de diferenciao pedaggica na sala de aula
Estudo e reflexo sobre as prticas educativas num contexto de diferenciao:
- A planificao do processo educativo
- A organizao do trabalho dos alunos
- A gesto do espao e do tempo para a aprendizagem
- As atividades/tarefas de aprendizagem
- Os recursos e os materiais didticos de suporte s aprendizagens
- A avaliao/regulao das aprendizagens
Reflexo sobre as formas de operacionalizar a diferenciao na sala de aula, atravs da observao de alguns exemplos
Discusso de textos de suporte terico

SESSES DE TRABALHO AUTNOMO
O trabalho autnomo complementa, numa fase inicial, a reviso da literatura cientfica publicada sobre a problemtica detendo-se sobre as vantagens e desvantagens da metodologia em questo;
Na fase seguinte, o trabalho autnomo orientado para planear e desenvolver a interveno em contexto de grupo-turma. Cada professor define, conforme os contexto escolhido, a melhor abordagem metodolgica para organizar a diferenciao pedaggica, concebendo um plano de interveno pedaggica para promover o sucesso escolar.
O plano de interveno incluir a elaborao de instrumentos e sua aplicao em grupo-turma, a que se seguir a avaliao dos feedbacks e reorientao da interveno em sesso presencial; novo tempo de aplicao na sala de aula e novo tempo de avaliao final da interveno.
Os materiais e processos a construir pelos formandos podem incluir planos de distribuio de tarefas, grelhas de diagnstico e de observao, grelhas de aplicao na aula e de verificao de resultados; grelhas de auto e htero avaliao, grelhas de autocorreco e de registo de comportamentos; grelhas de planificao; plano de trabalho para os tempos/horas em turma e instrumentos de interveno; grelhas de trabalho colaborativo/cooperativo e de trabalho projeto.
 
Creditação
 
 
Observações
  Esta Ao articula-se com os PAE dos agrupamentos e escolas associadas dos CFAE Nova gora.

PERODO DE INSCRIO: de 6 a 16 de outubro de 2017

PRIORIDADES DE SELEO: 1. professores dos agrupamentos e escolas associadas dos CFAE Nova gora, de acordo com lista a validar pelo(a) Diretor(a); 2. professores de outros agrupamentos e escolas.

OBSERVAES:
1 - N. mximo de formandos a selecionar: 20 (a distribuir proporcionalmente pelas escolas associadas);
2 - S sero consideradas vlidas as inscries no mbito das prioridades de seleo definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEO)
3 - A inscrio on line uma pr-inscrio a qual s validada com a confirmao dos dados nos servios administrativos da escola do docente/no docente e com a aceitao da ficha de inscrio pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleo, no prazo indicado, na pgina do CFAE. Os inscritos no selecionados no sero contactados.
5 - Em caso de nmero insuficiente de inscries, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formao;
6 - A calendarizao pode vir a sofrer alteraes;
7 - A inscrio na formao pressupe a aceitao de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formao, ser prioritariamente notificado(a) atravs de correio eletrnico.
 
Avaliação
  Os formandos sero avaliados nos termos do Despacho n. 4595/2015, de 6 de maio, e da Carta Circular CCPFC 3/2007, atravs de uma avaliao contnua com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderao:
- Participao nas sesses presenciais;
- Relatrio crtico e circunstanciado (6 a 8 pginas, Times New Roman, tam.12, espao 1,5), com os trabalhos e/ou materiais produzidos em contexto escolar.
Ser preparado um documento com descritores de avaliao e ponderao dos critrios de classificao a consensualizar com os formandos.
Considera-se desistente o formando que no cumpra o regime de assiduidade obrigatria (2/3 do n de horas de durao da ao).
 
Avançar