Área Pública
» Dom. 24 de Set. de 2017


Página Inicial


Comissão Pedagógica
Escolas Associadas e Entidades Parceiras
Estutura do Centro
Formulários
Inquéritos
Publicações e Recursos
Legislação
Centros de Formação
Contactos do Nova Ágora

Atividades

FAQ do Nova Ágora

Ação de Formação
 

SEMANA NACIONAL DE FORMAO - DESPORTO ESCOLAR - cursos acreditados e aes de curta durao




Inscreva-se AQUI

Ver os formadores e o programa em cada Ao no pdf em baixo

Coimbra

5, 6, 7 e 8 de julho de 2017


 

CH22-1 - Ferramentas digitais no desenvolvimento da oralidade

Nº ACREDITAÇÃO: Desp. 5741

Formadores
 
Joo Canossa Dias**


 
Local de Realização
  Escola Bsica 2 (escola amarela) do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  8 de setembro de 2017, das 9h30 s 12h30 e das 14h00 s 17h00
 
Modalidade
  Ao de curta durao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: Professores dos grupos de recrutamento 100 e 110 do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova e das escolas associadas do Nova gora
 
Objetivos
  No mbito da operacionalizao da medida 1 do Plano de Ao Estratgica, "2. ano: mais um ano de sucesso", atravs da qual se pretende intervir no trabalho que se efetua em torno da oralidade com os grupos de 5 anos na Educao pr-Escolar e 1. e 2. anos de escolaridade, necessrio atualizar a formao dos educadores e professores do Agrupamento de Escolas de Condeixa relativamente ao trabalho focado na compreenso do oral e na produo oral, designadamente no que respeita a atividades de leitura e escrita recorrendo a equipamentos tecnolgicos e ferramentas da web 2.0.
Diferentes tipos de perturbaes ao nvel da Comunicao, Linguagem e Fala podem afetar a criana durante o perodo de desenvolvimento comunicativo e lingustico, carecendo de encaminhamento para avaliao e interveno especializadas, uma vez que a sua existncia pode dificultar o acesso e sucesso em diversas aprendizagens escolares. Atividades preventivas e de estimulao de competncias lingusticas, porm, podem e devem ser implementadas precocemente, com todas as crianas, minorando as dificuldades de umas e suscitando encaminhamento especializado das crianas que efetivamente apresentem perturbaes.
Tomando este pressuposto com ponto de partida, a ao formativa adiante descrita visa dotar docentes, do Ensino Regular e da Educao Especial, de competncias que facilitem a utilizao de ferramentas digitais como contexto de promoo de competncias lingusticas e metalingusticas facilitadoras da aprendizagem da Literacia e, consequentemente, do sucesso escolar.

 
Conteúdos
  Abordagem terico-prtica (4h):
- Clarificao de conceitos: Comunicao, Linguagem e Fala;
- Estratgias e atitudes gerais para promoo de competncias comunicativas a lingusticas;
- Utilizao de dispositivos mveis e aplicaes para promoo de competncias comunicativas a lingusticas;
- Categorizao de diferentes tipos de aplicaes para uso em contexto teraputico/pedaggico;
- Seleo de aplicaes para utilizao com fins de promoo de competncias comunicativas a lingusticas;
- Definio de objetivos e metas no uso de aplicaes com fins de promoo de competncias comunicativas a lingusticas.

Demonstrao de exemplos e prtica de atividades a realizar com os alunos (2h):
- Utilizao de ferramentas digitais para trabalhar a oralidade (ex: Voki; Voicetread; Poadcast; );
- Utilizao de aplicaes mveis para trabalhar a oralidade (ex: gravador udio digital; Book Creator; jogos de soletrar e abecedrios - Soletrando; ABC do Sapo; O comboio do Sapo).
 
Metodologia
  Abordagem terico-prtica (4h):
Demonstrao de exemplos e prtica de atividades a realizar com os alunos (2h):

* Ana Rita Amorim
Professora bibliotecria no Agrupamento de Escolas de Condeixa
Parte curricular do Mestrado em Psicologia especializao em Psicologia da Motivao da Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao da Universidade de Coimbra
Ps-Graduao em Gesto de Bibliotecas Escolares em formato e-learning pelo Instituto Superior de Lnguas e Administrao de Leiria
Formao e experincia em projetos relacionados com as TIC

** Joo Canossa Dias
Terapeuta da Fala e especialista em Comunicao Humana
Diretor Tcnico de Reabilitao da Associao para a Recuperao de Cidados Inadaptados da Lous (ARCIL)
Mestre em Cincias da Educao pela Universidade de Coimbra e Master of Science em Perturbaes da Comunicao, pela Universidade de Groningen
Autor de material didtico e publicaes cientficas e formador/consultor com experincia internacional.
 
Creditação
  No aplicvel.
A Ao rene as condies para ser reconhecida como Ao de Curta Durao, de 6 horas, nos termos do Despacho n. 5741/2015, de 29 de maio, para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente.
 
Observações
  Esta Ao insere-se no Plano de Formao do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, no mbito do PAE deste Agrupamento.

PERODO DE INSCRIO: entre 29 de agosto e 6 de setembro de 2017

PRIORIDADES DE SELEO: 1. Docentes do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, de acordo com lista de pr-inscrio (15 vagas); 2. Docentes de outros AE associados do Nova gora - CFAE (10 vagas).

OBSERVAES:
1 - N. mximo de formandos a selecionar: 25
2 - S sero consideradas vlidas as inscries no mbito das prioridades de seleo definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEO)
3 - A inscrio on line uma pr-inscrio a qual s validada com a confirmao dos dados nos servios administrativos da escola do docente/no docente e com a aceitao da ficha de inscrio pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleo, no prazo indicado, na pgina do CFAE. Os inscritos no selecionados no sero contactados.
5 - Em caso de nmero insuficiente de inscries, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formao;
6 - A calendarizao pode vir a sofrer alteraes;
7 - A inscrio na formao pressupe a aceitao de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formao, ser prioritariamente notificado(a) atravs de correio eletrnico.
 
Avaliação
  Avaliao da Ao pelos formandos e pelos formadores atravs de Inqurito.
 
Avançar