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» Qui. 23 de Nov. de 2017


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Revista NOVA GORA n 5




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Inclui Dossier Temtico: Os perfis dos alunos hoje: a escola, a famlia e o contexto social

CONSULTE O NDICE em pdf


 


REGULAMENTO INTERNO DO NOVA GORA - CFAE






Consulte a SECO III Procedimentos



 

ACD69-1 - Uma proposta didtica para o ensino e aprendizagem das Cincias Sociais hoje: a novela histrica

Nº ACREDITAÇÃO: Desp. 5741

Formadores
 



 
Local de Realização
  Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da UC
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  novembro: 2, 17h00-20h00
 
Modalidade
  Ao de curta durao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: professores de Geografia e de Histria do ensino bsico e do ensino secundrio
 
Objetivos
  Nos anos mais recentes, os sistemas educativos ocidentais tm empreendido reformas curricula-res a partir de pressupostos comuns. Um desses pressupostos que todos os alunos podem con-seguir sucesso acadmico, alcanando as aprendizagens previstas. Assim, solicitado aos inves-tigadores e professores que participem na renovao do ensino, encontrando metodologias que envolvam os alunos e lhe permita manifestar competncias gerais e especificas, afectas estas a reas disciplinares.
Partilhando as reformas curriculares de Espanha e de Portugal esse pressuposto, ele que se constitui como base para a presente aco de formao de curta durao na qual um investigador e professor da Faculdade de Educao da Universidade de Granada apresenta uma proposta de carcter inovador que consiste em incorporar tanto a novela histrica como relatos histricos em diversas disciplinas tanto numa lgica disciplinar como trans e interdisciplinar para dinamizar e optimizar o processo de ensino-aprendizagem.

- Perceber o sentido da reforma curricular em curso
- Conhecer uma nova metodologia que se quer motivadora e activa sob o ponto de vista cognitivo
- Saber usar essa estratgia de modo a desenvolver a compreenso e a competncia lingustica
 
Conteúdos
  Parte terica (1 hora)
1. Pressupostos das actuais reformas curriculares
O sucesso para todos e a aquisio de competncias
A questo da inovao pedaggica

2. Questes de didctica
A especificidade do ensino da Histria, da Geografia, e do Patrimnio Artstico e Cultural
A organizao curricular disciplinar e trans e interdisciplinar

3. A novela histrica e os relatos histricos no processo de ensino-aprendizagem.
Fundamentos da abordagem
Metodologia seguida

Parte prtica (2 hora)
Demostrao da metodologia atravs de exemplos concretos
Construo de uma proposta didctica com os formandos
 
Metodologia
  Terico-prtica.

* Andrs Palma Valenzuela
- Doutorado em Educao. Professor de Cincias Sociais e Humanas da Faculdade de Educao da Universidade de Granada.
- Membro do Centro de Investigao Interdisciplinar do Sculo XX da Universidade de Coimbra (Ceis20) (Investigador integrado da linha Prticas Educativas e Formao de Professores, do Grupo de Polticas e Organizaes Educativas e Dinmicas Educacionais - GRUPOEDE.
 
Creditação
  A Ao rene as condies para ser reconhecida como Ao de Curta Durao, de 3 horas, nos termos do Despacho n. 5741/2015, de 29 de maio, para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira Docente.
 
Observações
  Esta Ao uma parceria entre os CFAE Nova gora e Minerva com a Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da UC e o CEIS20

PERODO DE INSCRIO: de 20 a 31 de outubro de 2017 (ao meio dia)

PRIORIDADES DE SELEO: 1. professores dos agrupamentos e escolas associadas dos CFAE Nova gora e Minerva, por ordem de inscrio; 2. professores de outros agrupamentos e escolas, por ordem de inscrio.

OBSERVAES:
1 - N. mximo de formandos a selecionar: 30
2 - S sero consideradas vlidas as inscries no mbito das prioridades de seleo definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEO)
3 - A inscrio on line uma pr-inscrio a qual s validada com a confirmao dos dados nos servios administrativos da escola do docente/no docente e com a aceitao da ficha de inscrio pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleo, no prazo indicado, na pgina do CFAE. Os inscritos no selecionados no sero contactados.
5 - Em caso de nmero insuficiente de inscries, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formao;
6 - A calendarizao pode vir a sofrer alteraes;
7 - A inscrio na formao pressupe a aceitao de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formao, ser prioritariamente notificado(a) atravs de correio eletrnico.
 
Avaliação
  Avaliao da Ao pelos formandos e pelos formadores atravs de Inqurito.
 
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