Área Pública
» Ter. 12 de Dez. de 2017


Página Inicial


Comissão Pedagógica
Escolas Associadas e Entidades Parceiras
Estutura do Centro
Formulários
Inquéritos
Publicações e Recursos
Legislação
Centros de Formação
Contactos do Nova Ágora

Atividades

FAQ do Nova Ágora

Ação de Formação
 


Revista NOVA GORA n 5




PODE LER A EDIO DIGITAL AQUI

Inclui Dossier Temtico: Os perfis dos alunos hoje: a escola, a famlia e o contexto social

CONSULTE O NDICE em pdf


 


REGULAMENTO INTERNO DO NOVA GORA - CFAE






Consulte a SECO III Procedimentos



 

CH03-1 - O trabalho colaborativo na sala de aula e na escola

Nº ACREDITAÇÃO: ACC-92365/17

Formadores
 
Madalena Relvo


 
Local de Realização
  Coimbra
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  Dado tratar-se de uma Ao prevista nos PAE dos agrupamentos e escolas associadas dos CFAE Nova gora, no tendo havido inscries suficiente a Ao foi suspensa para reformulao.
 
Modalidade
  Curso de Formao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: todos os docentes do ensino bsico e do ensino secundrio
 
Objetivos
  Considerando que as dinmicas educativas, nomeadamente em contexto de sala de aula, necessitam de se compaginar com as dinmicas atuais de organizao e vivncia das comunidades humanas do sculo XXI;
Considerando que a formao contnua de docentes um processo dinmico de aquisio e aperfeioamento profissional (de conhecimentos tcnicos e cientficos);
Considerando que, no presente, alunos e professores so detentores de saberes e, por isso, atravs da partilha e da reflexo conjunta, podem contribuir ativamente para os seus processos de aprendizagem;
Considerando que a investigao em Educao tem comprovado que a aprendizagem entre pares se revela particularmente eficaz;
visa a presente ao dotar os docentes de conhecimento sobre teorias e prticas de trabalho colaborativo, quer ao nvel das estratgias pedaggicas e didticas a utilizar com os alunas em sala de aula, quer no que respeita a processos de formao contnua de professores, quer ainda no que concerne a gesto colaborativa do processo de ensino-aprendizagem no seio do grupo de lecionao, em contexto escolar.

Tal fundamentao faz focalizar a ao em torno dos seguintes aspetos:
- contexto de sala de aula: desenvolvimento curricular centrado em estratgias colaborativas / integrao curricular das TIC / recursos / elaborao de recursos educativos digitais;
- formao contnua de professores: e-formao (stios, dinmicas, papis) / partilha e quebra do mito da solido produtiva docente / recursos / investigao-ao (professor-investigador) / avaliao
- gesto do processo ensino-aprendizagem em grupo de lecionao: gesto de horrios docentes / aula aberta / amigo crtico / partilha (planos, materiais, recursos).
Espera-se que estas abordagens possam produzir mudana, seja ao nvel de uma nova conceo do ato de aprender, seja de um novo entender do ato de ensinar.
Esta Curso pretende responder s necessidades identificadas nos planos estratgicos elaborados pelas escolas associadas do CFAE, no mbito do programa de Promoo do Sucesso Escolar. Assim, vrias medidas propostas referem a necessidade de aprofundar e operacionalizar o trabalho colaborativo entre docentes, consoante as diferentes reas de interveno (processo de ensino aprendizagem, coordenao pedaggica, direo de turma e formao) como estratgia privilegiada para minorar alguns dos problemas identificados.

Objectivos a atingir
- Permitir aos professores/formandos construir de forma colaborativa materiais e recursos educativos de acordo com os contedos programticos, os interesses e as especificidades dos alunos e o projeto educativo da escola;
- Despoletar a mudana das prticas dos professores na sala de aula, promovendo um ensino centrado no aluno enquanto agente construtor do seu processo de aprendizagem;
- Alterar as estratgias educativas, ao nvel das estratgias didticas e de avaliao no espao da sala de aula.
- Contribuir para a criao de um projeto pessoal de aperfeioamento profissional que v ao encontro das reais necessidades do professor e da escola onde leciona;
- Criar perspetivas de trabalho entre professores que lecionam um determinado nvel de uma disciplina, num crculo colaborativo prximo de uma Comunidade de Prtica.
- Melhorar as competncias dos professores na utilizao das ferramentas TIC, de forma a criar novos ambientes de aprendizagem colaborativa, partilhada e inovadora e potenciadores da construo do conhecimento;
- Operacionalizar o trabalho colaborativo entre docentes como estratgia privilegiada para minorar alguns dos problemas identificados nos planos estratgicos elaborados pelas escolas associadas do CFAE, no mbito do programa de Promoo
do Sucesso Escolar.
 
Conteúdos
  1. Colaborativismo e inteligncia operacional (4 horas)
1.1. Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal
1.2. Colaborar vs. cooperar
1.3. Colaborativismo e pensamento crtico

2. Trabalhar colaborativamente na sala de aula (6 horas)
2.1. Trabalho de Projeto
2.2. Ambiente Pessoal de Aprendizagem
2.3. Avaliao Contnua (processo e produto)
2.4. Integrao curricular das TIC
2.5. Recursos

3. Trabalhar colaborativamente na Formao Contnua (2,5 horas)
3.1. e-Formao
3.2. Investigao-ao
3.3. Recursos

4. Trabalhar colaborativamente na sala de professores (2,5 horas)
4.1. Gesto escolar
4.2. Planificao
4.3. Superviso
 
Metodologia
  Reflexo sobre a importncia do trabalho colaborativo
- na sala de aula
- na formao contnua
- no grupo de nvel de lecionao
Discusso de textos de suporte terico
Trabalhos prticos colaborativos conceo e discusso de propostas de atividades a implementar:
- na sala de aula (ex: metodologia de projeto; chat e videoconferncia; redes sociais; blogues; ajuda e tutoria online; georreferenciao; eJornal e eMagazine; wiki; flipped class (aula invertida))
- na formao contnua (ex: investigao-ao; comunidades de prtica; ambientes pessoais de aprendizagem; plataformas de aprendizagem; MOOCs)
- no grupo de nvel de lecionao (ex. GoogleDocs; fruns de discusso; redes sociais, blogues)
 
Creditação
  * A formao acreditada pelo CCPFC para os efeitos previstos no ECD contabilizada em nmero de horas. No caso desta Ao, contabiliza 15 horas.
 
Observações
  Esta Ao articula-se com os PAE dos agrupamentos e escolas associadas dos CFAE Nova gora.

PERODO DE INSCRIO: novas datas a indicar oportunamente

PRIORIDADES DE SELEO: 1. professores dos agrupamentos e escolas associadas dos CFAE Nova gora, de acordo com lista a validar pelo(a) Diretor(a); 2. professores de outros agrupamentos e escolas.

OBSERVAES:
1 - N. mximo de formandos a selecionar: 20 (a distribuir proporcionalmente pelas escolas associadas);
2 - S sero consideradas vlidas as inscries no mbito das prioridades de seleo definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEO).
3 - A inscrio on line uma pr-inscrio a qual s validada com a confirmao dos dados nos servios administrativos da escola do docente/no docente e com a aceitao da ficha de inscrio pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleo, no prazo indicado, na pgina do CFAE. Os inscritos no selecionados no sero contactados.
5 - Em caso de nmero insuficiente de inscries, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formao; nas aes previstas nos PAE dos agrupamentos e escolas associadas dos CFAE Nova gora, no caso de no se reunirem 75% de inscries de docentes destes estabelecimentos, a Ao ser suspensa para reformulao.
6 - A calendarizao pode vir a sofrer alteraes;
7 - A inscrio na formao pressupe a aceitao de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formao, ser prioritariamente notificado(a) atravs de correio eletrnico.
 
Avaliação
  Os formandos sero avaliados nos termos do Despacho n. 4595/2015, de 6 de maio, e da Carta Circular CCPFC 3/2007, atravs de uma avaliao contnua com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderao:
Participao nas sesses presenciais;
Relatrio crtico (4 a 6 pginas, Times New Roman, tam.12, espao 1,5) complementado com anexos representativos.
Ser preparado um documento com descritores de avaliao e ponderao dos critrios de classificao a consensualizar com os formandos.
Considera-se desistente o formando que no cumpra o regime de assiduidade obrigatria (2/3 do n de horas de durao da ao).
 
Avançar